domingo, 20 de março de 2016

Bolo de Pêra Caramelizada, Mel e Pepitas de Chocolate



Depois de uma semana de trabalho muito intensa, que se prolongou pelo sábado adentro, hoje optamos por um tranquilo dia de descanso em casa. Está sol, e até apetece sair para saudá-lo, e dar as boas vindas à Primavera. Porém, o cansaço fala mais alto. Assim, deixamos que o sol nos aqueça através dos raios que entram pelas janelas, enquanto saboreamos uma fatia deste delicioso bolo, preparado para sobremesa do nosso habitual brunch de domingo, e para o lanche. 

Usei:

1 iogurte natural
4 ovos
2/3 do copo de iogurte de óleo de girassol
100 gr de mel
50 gr de açúcar mascavado
1 colher de chá de essência de baunilha
100 gr de farinha de trigo integral
150 gr de farinha de trigo com fermento
100 gr de farinha de centeio
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
50 gr de pepitas de cacau cru
50 gr de pepitas de chocolate
1 pêra rocha
Caramelo líquido q.b.


Fiz assim:

Comecei por colocar na taça da batedeira o iogurte, o mel, a baunilha, os ovos e o óleo, e bati tudo, até que todos os ingredientes se misturassem. Numa outra taça, misturei os ingredientes secos: as farinhas, o açúcar, bicarbonato de sódio e as pepitas. De seguida, adicionei os ingredientes secos aos líquidos, batendo, até que se envolvessem bem e se fundissem numa massa homogénea. 
Untei uma forma de alumínio, sem buraco, com um pouco de caramelo líquido. Descasquei a pêra e cortei-a em fatias tão finas quanto possível. Dispus as fatias de pêra na forma, por cima do caramelo. Coloquei depois a massa de bolo por cima, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos. Espetei o palito para verificar se o bolo estava cozido. Estava, e tratei de desenformá-lo. Para tal, bastou que abanasse ligeiramente a forma, para que o bolo se soltasse.

Ficou tão bom! Receei que o mel pudesse tornar o bolo "enqueijado", o que não me agrada nada, mas felizmente isso não aconteceu. Pelo contrário, o bolo ficou extremamente fofo, e muito saboroso, com destaque para as pepitas de chocolate derretidas, que contrastam com as pepitas de cacau cru, que não derretem, e conferem uma textura crocante ao bolo. A pêra macia, o sabor delicado do caramelo e a doçura do mel, tudo se conjuga lindamente num bolo que está a contribuir para tornar este domingo no momento "zen" por que tanto ansiamos durante a semana! 

Bom Domingo!