domingo, 25 de janeiro de 2015

Aveludado de Couve-Flor, Abóbora e Harissa




O jantar de domingo engloba, desde a minha infância, a sopa, acompanhada de um snack rápido, um petisco, uma simples sandes, ou algo que sobrasse do almoço. Era assim em casa dos meus avós, e em casa dos meus pais. Agora é um ritual que reproduzo também em minha casa (apesar de raramente fazer almoço ao domingo; faço brunch, e o que sobra, geralmente, come-se ao jantar - excepto se forem bolinhos, porque raramente sobrevivem até ao jantar! :). 
Nos dias quentes nem sempre cumpro o ritual, mas durante o Inverno não o dispenso. Hoje vi esta sopa, e como tinha todos os ingredientes em casa, decidi logo que seria a sopinha a fazer. Não assei os legumes, e acrescentei alguns ingredientes. Resultou num creme muito aveludado, ligeiramente picante, e muito saboroso! Aqueceu, de imediato, o palato e o corpo!

Usei:

Metade de uma grande couve-flor
Uma talhada de abóbora
Uma cenoura
Dois dentes de alho
Uma colher de sobremesa de harissa
Azeite  q.b.
Sal marinho q.b.
Água
Uma pitada de paprika fumada
Coentros picados


Fiz assim:

Descasquei a abóbora e a cenoura e cortei-as em fatias. Descasquei os dentes de alho, e abri-os a meio. Lavei a couve-flor e separei-a em raminhos. Aqueci numa panela azeite suficiente para cobrir o seu fundo, juntei todos os legumes, e deixei cozinhar durante dois minutos, mexendo de vez em quando, para não pegarem ao fundo e não queimarem. Temperei com sal e a harissa. Voltei a mexer, e cobri os legumes com água quente. Tapei a panela e deixei que os legumes cozessem durante 25 minutos, até ficarem tenros. Quando estavam já bem macios, passei a sopa com a varinha mágica, até ficar em creme. Rectifiquei o sal, e servi polvilhada com coentros picados e uma pitada de paprika fumada em cada prato.


4 comentários:

  1. Também não dispenso uma sopa no Inverno! Mas como-a todos os dias :)
    A tua está com óptimo aspecto.
    Domingo aqui em casa o jantar também é um lanche ajantarado :) E é tão bom!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Uma sopinha destas é tão reconfortante nos dias frios,
    Ficou com um aspeto delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar