quarta-feira, 30 de julho de 2014

Carpaccio de Curgete e Pepino com Requeijão e Vinagrete de Mel




Tenho saudades de ter tempo livre para cozinhar com calma, fotografar os pratos e depois partilhá-los neste cantinho, que anda tão abandonado! Estou na recta final de um projecto profissional e académico de grande dimensão e, nessa medida, muito absorvente. Pouco tenho cozinhado, as minhas refeições têm-se concentrado sobretudo, em sopas, saladas, muita fruta da época, algumas latas de atum e sardinha, pão, iogurtes, e demais coisas de fácil acesso e rápida preparação e apropriação. 
Para mim, neste Verão não haverá praia, não haverá pausa para férias. Mas como se costuma dizer por aí "the best is yet to come", e espero que o meu adorado Outono me traga a paz de espírito da tarefa cumprida, e o almejado tempo livre para descansar, cozinhar e publicar!
Entretanto, fica a sugestão de um carpaccio vegetariano, leve e saboroso, para sentir um pouco do Verão, nem que seja no prato!

Usei:
(para uma pessoa)

Metade de uma curgete pequena
Metade de um pepino pequeno
Um tomate 
Metade de um requeijão de ovelha
Tiras de pimento verde
Cebolinho fresco
Azeitonas
Sementes de chia

Para o vinagrete:

Uma colher de sopa de azeite
Uma colher de chá de mel
Uma colher de chá de vinagre aromatizado com mel
Sal refinado
Pimenta preta


Fiz assim:

Lavei o tomate, o pedaço de pimento, o pepino e a curgete. Sequei-os e cortei-os em fatias muito finas, que dispus no prato de servir.  Misturei, num pequeno frasco, todos os ingredientes do molho, agitei bem, e reguei os legumes fatiados com este vinagrete. Esfarelei o requeijão e juntei-o ao carpaccio. Temperei o requeijão com um pouco de sal refinado e pimenta preta. Salpiquei com cebolinho fresco cortado (que, na minha opinião, liga lindamente com o requeijão!) e sementes de chia (apenas porque gosto muito do efeito visual; o seu uso aqui é facultativo!). Juntei algumas azeitonas, e comi na varanda, para desfrutar do sol por uns instantes! :)



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Salada com Pêssego Grelhado e Halloumi




Do que mais gosto no Verão? Não, não é do calor, nem de passar o dia na praia. É mesmo da fruta! E tento aproveitar ao máximo as texturas e sabores da maravilhosa fruta que esta estação do ano nos oferece, como fiz nesta salada.

Usei:

Mistura de folhas para salada (alface, agrião, alface roxa)
Um pêssego maduro
Quatro fatias de queijo halloumi
Metade de um tomate chucha
Tiras de pimento vermelho assado em conserva
Azeite, sal e pimenta preta
Tomilho
Sementes de chia

Para o molho:

Duas colheres de sopa azeite
Uma colher de sopa de sumo de limão
Sal refinado q.b.
Pimenta Preta q.b.
Uma colher de café de mostarda de Dijon
Uma colher de chá de xarope de agave

Fiz assim:

Aqueci uma frigideira anti-aderente, e nela verti um fio de azeite. Descasquei o pêssego, retirei-lhe o caroço, cortei-o em fatias, e dispus as fatias na frigideira. Temperei de sal, pimenta e algumas folhas de tomilho seco. Deixei grelhar durante dois minutos de cada lado, retirei da frigideira e reservei. Cortei quatro fatias de queijo halloumi, com cerca de 0,5 cm de espessura, e grelhei-as na mesma frigideira, durante dois minutos de cada lado, até o queijo amolecer. Temperei com uma pitada de pimenta preta (não usei sal para temperar o queijo, que já contém sal), e retirei-o da frigideira. Lavei o tomate e cortei-o em gomos, que dispus no prato de servir. Juntei-lhe as folhas para salada, e algumas tiras de pimento assado. Acondicionei as fatias de queijo e de pêssego grelhado por cima da mistura de folhas e tomate. Num frasquinho, coloquei todos os ingredientes do molho, tapei o frasco e agitei bem, até obter uma emulsão. Verti este molho sobre a salada, polvilhei-a com sementes de chia, e servi.







domingo, 6 de julho de 2014

Doce de Colher de Custard, Banana, Bolacha e Chocolate




Chegou o Verão, ainda que timidamente, com muito vento e alguma chuva. As temperaturas ainda não são as que almejamos nesta época, mas já é possível andar de t-shirt, um casaco leve, e arrumar as botas. É tempo da melhor fruta do ano (suspiro a pensar nas cerejas, nas meloas, nas melancias, nas pêras de S. João, nas ameixas, nos pêssegos... Tão bom!! :), e também dos semi-frios e sobremesas de colher. Aqui está uma sugestão para uma sobremesa fresca e deliciosa!


Usei:

Duas colheres e meia (de sopa) de creme Custard
500 ml de leite magro frio
3 colheres de sopa de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
50 gr de manteiga
1 pacote de bolachas de canela
1 banana
100 gr de chocolate preto para culinária
Leite magro extra, para ajudar a derreter o chocolate


Fiz assim:

Comecei por triturar as bolachas no processador, até ficarem numa espécie de areia fina. Forrei o funda da taça de servir com uma cama fina desta "areia" de bolacha. De seguida, preparei o creme custard: dissolvi o preparado num pouco do leite frio, misturando bem com uma vara de arames. Adicionei depois o açúcar, e voltei a mexer. Acrescentei o restante leite, a manteiga, a casca de limão e o pau de canela. Coloquei a mistura num tacho, e levei a lume brando, mexendo sempre, até que o creme engrossasse e atingisse o ponto de estrada. Retirei a casca de limão e o pau de canela, e espalhei uma parte deste creme na taça de servir, por cima da camada de bolacha. Cobri o creme com mais uma camada de bolacha ralada. 
Descasquei a banana e cortei-a em rodelas finas, que dispus sobre a camada de bolacha. Derreti o chocolate, no micro-ondas, com um pouco de leite, até ficar cremoso. Cobri as rodelas de banana com um pouco deste creme de chocolate. Por cima coloquei mais uma camada de creme custard e, para finalizar, cobri com o restante creme de chocolate.
Levei ao frigorífico, e servi bem fresco, como sobremesa num jantar de aniversário.