segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Chocolate, Café e Canela




Eu sou uma grande entusiasta do Comércio Justo. Acredito nesta forma de comércio que luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores, que respeita o meio ambiente, e que age contra a exploração da mão de obra infantil. Sendo assim, não poderia esquivar-me a contribuir com um bolinho, na altura da inauguração da nova loja de Comércio Justo na cidade do Porto.  Decidi-me por um aromático bolo de chocolate, a que adicionei os sabores quentes do café e da canela. E tudo de Comércio Justo, como não poderia deixar de ser! :)


Usei:

2 chávenas de açúcar mascavado claro (usei biológico, do Comércio Justo)
1/2 chávena de cacau magro em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de água a ferver
1 chávena de leite de soja
1 chávena de óleo de girassol
1 colher de sopa de café solúvel em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
1 colher de chá de canela em pó (usei do Comércio Justo)
4 ovos


Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto aromatizado com malagueta (do Comércio Justo)
5 colheres de sopa de água quente
Canela em pó (usei do Comércio Justo)
Bolinhas prateadas

Fiz assim:

Comecei por separar as gemas das claras. Juntei o açúcar às gemas, e bati com a batedeira, até obter um creme esbranquiçado e aveludado. Juntei depois o cacau, o café e a canela, e envolvi no creme, com a ajuda de uma espátula. De seguida, juntei a água, o óleo, o leite de soja, e voltei a bater com a batedeira, até que todos os ingredientes se fundissem. A fase seguinte consistiu em bater as claras em castelo, que fui adicionando à massa, intercalando com a farinha e o bicarbonato. Coloquei o creme num tabuleiro previamente untado com manteiga, e forrado com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 minutos. 
Aproveitei o tempo em que o bolo cozia para preparar a cobertura, que fiz desta forma: parti o chocolate em pedaços, coloquei num prato, juntei-lhe a água, e levei ao micro-ondas, na potência média, durante dois minutos. Retirei o prato e mexi o chocolate, até obter um creme liso e brilhante. Deixei arrefecer um pouco. Depois do bolo estar cozido e quase frio, cobri a parte de cima com o creme de chocolate. Polvilhei com canela, e enfeitei com bolinhas de açúcar prateadas.

O bolo ficou muito saboroso, e na minha opinião, que obviamente é parcial, estava bonito. :)





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Creme de Cenoura, Curgete e Gengibre


Apesar de estarmos em pleno Verão, nos últimos dias o sol tem andado escondido, e deu lugar a densas nuvens cinzentas e a um ar predominantemente frio. A sopa tem sido uma companhia fiel destes dias.

Usei:

Uma curgete média, com casca
Três cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre, com a  espessura de um dedo, e cerca de 1cm de comprimento
Azeite
Água
Sal
Pimenta Preta
Sementes de Girassol
Cebolinho fresco

Fiz assim:

Lavei e cortei os legumes. Refoguei-os numa panela, em azeite, temperei-os de sal, e cobri-os com água quente. Tapei a panela, e deixei cozinhar até os legumes ficarem macios (cerca de 20 minutos). Retirei a panela do lume, triturei a sopa, e servi polvilhada com sementes de girassol, cebolinho fresco (colhido do vaso da varanda!:) e pimenta preta. 



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Camarão Selvagem Grelhado


O Verão chegou em força. Nestes últimos dias, o calor inundou as nossas vidas, e com esta onda quente chegou-me a vontade de preparar refeições mais leves, mas sempre saborosas. Sou uma apaixonada por marisco, e pensei que seria uma boa altura para fazer um jantar dedicado a esta minha paixão, e degustá-lo na varanda. E se depressa o pensei, mais depressa executei a ideia! Fiz ameijoa à Bulhão Pato, e um dos meus pratos favoritos, camarão grelhado, com um molho delicioso, e que me dá vontade de lamber os dedos! :)

Usei:

Camarão Selvagem
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de manteiga de soja
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de piri-piri líquido
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de whisky
2 dentes de alho
1 folha de louro
Sal grosso 

Fiz assim:

Descongelei os camarões, e lavei-os bem (deixei-os inteiros, mas também devem ficar bons abertos ao meio... Hei-de experimentar!:). Preparei o molho num almofariz, no qual coloquei todos os ingredientes, e pisei bem com o pilão, até obter uma pasta, em que envolvi os camarões, depois de secá-los em papel de cozinha. Deixei is camarões na marinada durante uma hora, e depois grelhei-os numa frigideira de cerâmica. 
Acompanhei com as ameijoas, e fatias de pão torrado.