quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Chocolate quente


Esta semana tem estado muito frio, e, para combatê-lo, não há nada melhor do que o conforto das mantas, a lareira acesa, e um chá bem quentinho, adoro! No entanto... não há nada como um chocolate quente ! ;)
Esta é a receita que faço há anos, e que tem sido repetida até à exaustão (que disparate, como se eu fosse cansar-me de chocolate!!) nas tardes e noites geladas dos últimos dias.

Para duas chávenas:

100 gr de chocolate preto para culinária (tenho usado Pantagruel, é dos meus preferidos)
250 ml de leite magro
1 colher de sobremesa de amido de milho, tipo Maizena
1 colher de sopa de cacau magro em pó
Chantilly e pepitas de chocolate

Fiz assim:

Numa caçarola, misturei o amido com o cacau, e adicionei o leite, aos poucos, mexendo muito bem, com uma vara de arames, de modo a que não se formassem grumos. Parti o chocolate em pedaços, e juntei-o à mistura. Levei a caçarola ao lume, em temperatura média, mexendo sempre com vara, até que fervesse e engrossasse (gosto de chocolate quente bem espesso!). Verti sobre o copo, cobri com chantilly, e enfeitei com pepitas de chocolate. 
Depois voltei para o calor da lareira, e saboreei a felicidade, às colheres! :)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Delícia de chocolate "expresso"


Para situações de emergência, leia-se "situações em que tudo o que apetece é um pouco de chocolate morno, cremoso, macio e suave a derreter-se devagar na boca", em que mal podemos esperar para devorar o céu aos pedaços. Esta receita é para essas situações.
A versão original veio daqui: http://naminhapanela.com/2011/12/07/mini-brownie-de-microondas/

Eis a minha versão:

2 colheres de sopa de achocolatado para leite, do tipo "Nesquik"
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga magra
3 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de sopa de pepitas ou granulado de chocolate

Fiz assim:

Com a ajuda de um garfo, misturei todos os ingredientes num ramequim, e levei ao micro-ondas, na potência máxima, durante 35 segundos.

E pronto, é só! Ainda estão sentados a ler isto, ou já correram para a cozinha? :)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Feijoada de Seitan


Lembro-me de, quando era criança, a tradição familiar era de, na terça-feira de Carnaval, ir almoçar a casa dos avós, e o almoço ser, invariavelmente, feijoada. Ora era feijão com tripas e mão de vaca, ora era feijoada à transmontana, com chispe, chouriço e carne de porco.
Os tempos mudam, os hábitos mudam, e agora que sou adulta, de todos estes ingredientes, apenas consigo comer o feijão! Nada que me demova de cumprir a tradição: hoje houve feijoada... Mas de seitan e chouriço de soja. :)

Usei:

200 gr de seitan
1 chouriço de soja
1 frasco de feijão vermelho cozido
1 couve repolho
1 lata de tomate em cubos
1 cebola
1 ceno
1 dente de alho
1 folha de louro
Azeite
Sal, pimenta preta e cominhos


Fiz assim:

Piquei a cebola e o alho, e refoguei-os no azeite, juntamente com a folha de louro. Assim que a cebola dourou, juntei o conteúdo da lata de tomate. Temperei de sal, e deixei refogar durante 5 minutos. Entretanto, cortei o seitan  e a cenoura em cubos, e juntei-os ao refogado. Lavei as folhas do repolho, cortei-as em juliana, e coloquei-as no tacho. Juntei o feijão e o chouriço cortado em rodelas. Rectifiquei o sal, e temperei com pimenta preta. Deixei cozer até que a couve e a cenoura ficassem cozidas. Tanto o seitan como o chouriço de soja não exigem muito tempo de cozedura, pelo que esta acaba por ser uma receita rápida.
Servi com arroz branco e, já no prato, polvilhei a feijoada com cominhos, que lhe conferem uma explosão de sabor exótico e quente.

Bom Carnaval!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Muffins de Maçã e Banana com Especiarias





Mais uma adaptação de uma receita do livro da Nigella Lawson “Prazeres Divinos - Comida Reconfortante Feita no seu Forno”. A versão original apenas engloba bananas, mas como tinha também uma maçã muito madura, adicionei-a à massa, e resultou muito bem.
Estes muffins ficam muito leves e fofos, são pouco doces, porque não levam açúcar, apenas mel. Resolvi substituir uma parte da farinha por farinha integral, e como incorporam na sua composição a fruta, acho que posso afirmar que são um docinho saudável… J

Para 6 queques, usei:

1 banana madura
1 maçã
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
100 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias moídas para pão (cravinho, gengibre, sementes de coentros, noz moscada)

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Derreti a manteiga no micro-ondas. Dissolvi o mel na manteiga, e juntei-lhe a essência de baunilha, e deixei arrefecer. Entretanto, triturei, no robot de cozinha, a banana e a maçã descascadas, e adicionei-lhes os ingredientes líquidos. De seguida, juntei as farinhas, a que havia adicionado o bicarbonato, a canela e a mistura de especiarias. Misturei bem, com uma colher de pau. Depois, coloquei colheradas do preparado em formas de silicone para queques, e levei ao forno, durante 20 minutos. 

Bom fim de semana!