domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Chegou a noite mais mágica do ano. Espero que a passem com quem mais gostam, e a comer o que mais apreciam! Aqui em casa já há pudim, bolo de chocolate em forma de pinheirinho de Natal, bolinhos de coco, e queques de Natal, feitos de chocolate com café e especiarias. Daqui a umas horas, depois de umas horas de merecido sono, haverá sonhos de cenoura e bolinhos de bolina. 
Há também presentes manufacturados, e outros que foram comprados. Há música de Natal, e há muita alegria!
Feliz Natal!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tronco de Natal de Chocolate


O Natal está mesmo à porta, e é tempo de começar a pensar nas coisas boas que gosto de comer nesta época. O tronco de Natal é um clássico, e já vi várias versões desta iguaria. A minha sugestão para o tronco de Natal baseia-se... no chocolate, claro! :)


Usei:


6 ovos
o mesmo peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha com fermento
Manteiga  e farinha para untar o tabuleiro
200 gr de chocolate para culinária
1 pacote de natas (usei light)
Bolinhas prateadas
Coco ralado
Bagos de romã

Fiz assim:

Comecei por bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Depois bati as claras em castelo, e fui juntando ao creme de gemas, alternado com a farinha. Envolvi tudo muito bem, com uma colher de pau, e sem bater muito. Untei um tabuleiro rectangular com a manteiga e polvilhei de farinha. Verti o preparado para o tabuleiro, e levei a cozer, no forno pré-aquecido a 180º, até que o bolo cozesse (segui o modo tradicional, e fui espetando um palito na massa até que este saísse seco). 
Enquanto o bolo cozia, preparei o creme para o recheio e cobertura do tronco: parti o chocolate em pedaços, juntei-lhe as natas, e levei ao micro-ondas, a baixa temperatura, até derreter. 
Assim que o bolo ficou pronto, desenformei para um pano lavado e bem seco, polvilhado de açúcar. Deixei arrefecer durante uns minutos, para que o bolo não absorvesse o recheio. Depois de o creme de chocolate ter arrefecido um pouco, espalhei-o por toda a superfície do bolo. Enrolei o rolo com muito cuidado, e cobri-o com o restante creme de chocolate. Depois de arrefecer, enfeitei o tronco com coco ralado, bolinhas prateadas e bagos de romã. 






domingo, 9 de dezembro de 2012

Trifle de Natal


Fiz uma espécie de tiramisú, mas com queijo-creme em vez de mascarpone, licor de canela no lugar do vinho do Porto, e canela em pó em vez de cacau em pó. O resultado é um delicioso trifle que, em função da utilização da canela, ficou com aroma de Natal!

Usei: 

2 pacotes de biscoitos de champanhe
1 chávena de café solúvel
100 gr de chocolate preto para culinária
1 colher de sopa de manteiga
1 embalagem de queijo-creme (usei magro)
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de canela
Canela em pó
Sprinkles de chocolate para decorar

Fiz assim:

Comecei por preparar o café, misturando o pó e água quente numa chávena de pequeno-almoço. Enquanto o café arrefecia, derreti o chocolate com a manteiga. Dei também início à preparação do creme: bati as gemas com o açúcar e com o queijo, até obter um creme. Bati as claras em castelo,  e juntei-as ao creme. Adicionei ao café o licor de canela, e mergulhei os biscoitos nesta mistura. Dispus  depois alguns dos biscoitos no fundo de uma taça, até que ficasse coberto. Depois comecei a fazer as várias camadas que compõem o doce: cobri os biscoitos com uma parte do chocolate derretido, e por cima uma camada de creme. Procedi desta forma até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de creme. Polvilhei tudo com canela, e enfeite com sprinkles de chocolate e uns enfeites natalícios de açúcar.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolachas com Pepitas de Chocolate


E chegou Dezembro, o mês do Natal. É uma das épocas do ano em que mais sinto presente a magia da vida. As pessoas tornam-se naquilo que deveriam ser durante o resto do ano: mais afáveis, mais solidárias, mais sorridentes, mais felizes. O brilho das luzes aquece-nos o coração, e a troca de afectos conforta-nos a alma. 
O meu espírito natalício também passa pela troca de presentes, mas não gosto nada do consumismo desenfreado inerente a esta época. Não sou adepta de me enfiar em centros comerciais apinhados de pessoas, para comprar qualquer coisa, sem pensar bem o quê, apenas para cumprir a missão de ter presentes para todos. Prefiro colocar o meu afecto num presente personalizado, feito por mim, e pensado em quem vai recebê-lo. Claro que também faço compras de Natal, mas opto por lojas de comércio tradicional, e por formas de comércio mais solidárias, como as lojas de Comércio Justo, ou as vendas de Natal promovidas por organizações sem fins lucrativos, como as associações de apoio a crianças, ou de protecção a animais abandonados. 
O início do mês de Dezembro marca o começo das minhas experiências culinárias, no que concerne aos presentes que quero oferecer. É que, por muito que gostasse de ter talento para trabalhos manuais, acho que só me safo mesmo com os cozinhados! :) 
Estas bolachinhas são a primeira experiência aprovada da época natalícia, e já sei exactamente a quem vou oferecê-las!

Usei:

200 gr de creme de soja para barrar
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha com fermento
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
100 gr de pepitas de chocolate preto

Fiz assim:

Derreti a manteiga de soja, deixei arrefecer um pouco, até que se tornasse menos líquida, e juntei-lhe o açúcar. Bati a mistura com uma vara de arames, até que o açúcar se dissolvesse na manteiga. Juntei o ovo e a essência de baunilha, e continuei a mexer com a vara de arames, até obter um creme. Depois acrescentei a farinha, aos poucos, incorporando-a no creme. Por fim, juntei as pepitas, e envolvi-as no preparado. Forrei um tabuleiro com papel vegetal, e nele dispus pequenas colheradas de massa. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos, até que as bolachinhas ficassem douradas.  

A parte mais complicada é esperar que as bolachas arrefeçam, para podermos "atacá-las"! :)